Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2011

O QUE É TUINA


O TUINÁ é um método medicinal que usa as mãos como instrumento para tratar doenças. É uma das mais antigas formas de medicina da humanidade, sendo uma das matérias abrangidas pelas teorias da Medicina Tradicional Chinesa, na qual são usadas manipulações para estimular os Pontos ou outras partes da superfície do corpo, para corrigir o desequilíbrio fisiológico do mesmo e alcançar efeitos curativos. É uma parte muito importante da Medicina Tradicional Chinesa.
O TUINÁ pode ser usado para tratar várias disfunções, tais como as várias lesões dos tecidos moles, como também, muitos outros tipos de doenças; pode ser usado na ginecologia, cirurgia, neurologia, na pediatria, nos cinco órgãos dos sentidos, etc. É especialmente recomendado no tratamento de pacientes infantis e idosos.
Atualmente, na China, a Tuiná está dividido em vários ramos: Tuiná Adulto, Tuiná Infantil, Ortopedia e Traumatologia, Cosmetologia, Prevenção da Saúde, Reabilitação, Medicina Esportiva, e assim por diante.
O Tuiná Adulto é, tradicionalmente, usado para tratar espondilopatia cervical, estiramento lombar, prolapso de disco (hérnia), ciatalgia, braquialgia nas suas diversas manifestações, tais como:  dortler, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, cotovelo-de-tenista; artrite reumatóide, epigastralgia, gastroptose, constipação, hipertensão e seqüelas da apoplexia (acidente vascular cerebral).
Pesquisas modernas provam que a Tuiná melhora a microcirculação do sangue e do sistema linfático; que traz recuperação mais rápida para as várias lesões dos tecidos moles, como o deslocamento e a contusão. Além disso, como o Sistema Nervoso, na função de controlar a microcirculação dos órgãos internos se conecta com a pele, e o Tuiná, sendo aplicado em
pontos específicos sobre a superfície do corpo (a pele), pode regular, também, a microcirculação dos órgãos internos, microcirculação esta, que ajusta o funcionamento dos mesmos. Podendo exercer efeito sobre o Sistema Nervoso Central, pode ser usado para provocar anestesia, para baixar a febre nas crianças e para tratar a hipertensão e a neurose.
A Tuiná pode ser usado, não somente para tratar doenças, mas, para proteger e desenvolver o corpo, de forma que uma doença possa ser contida no seu início. É um método medicinal seguro e simples e não produz efeitos colaterais.  

A massagem de Tui-Ná


A Tui Ná é uma massagem verdadeiramente relaxante ! Praticada não só no Oriente como na Grécia Antiga, a Tui Na serviu para curar e aliviar inúmeros problemas, ao mesmo tempo que relaxava por completo o corpo. Atuando como uma vertente importante ao nível da saúde na China, a massagemTui Na é muito mais do que uma comunicação instintiva entre o paciente e a pessoa que faz as massagens. Se inicialmente esta prática servia para auxiliar campos mais duvidosos da cura de problemas, ligada muitas vezes a falsos curandeiros, tempos depois a Tui Na foi explorada no âmbito da terapêutica atingindo, inclusive, estudos académicos.



Esta prática a ser ensinada em 1956, é hoje uma das áreas de tratamento do Centro de Terapias Chinesas. Os benefícios desta arte são amplos e comprovados: não apresenta qualquer efeito secundário, é eficaz no combate e prevenção de doenças, e há ainda quem considere que esta massagem é um meio para conseguir viver por mais tempo. Aliás, nesta massagem as mãos são o canal transmissor de energia, e é através delas que se cura o plano emocional e físico. Relaxa o corpo e a mente, e alivia a tensão diária do ser humano. Pessoas com problemas de circulação, hipertensão, insónias, ou dores de cabeça, podem sair da massagem com uma enorme sensação de bem estar e relaxe.


Problemas dos órgãos internos, excesso de peso, doenças nervosas, paralisias, entre tantos outros problemas, são mais alguns dos benefícios da Tui Na, sendo muito destas vantagens apenas alcançadas quando se verifica a combinação desta terapia com outros métodos de medicina. Os pacientes submetem-se a algumas sessões, variando o número destas consoante o problema da pessoa, tendo cada sessão cerca de 20 minutos. As mãos começam a descobrir cada recanto interno do corpo, e a partir daí encontram pequenos problemas que são os causadores pelas sensações negativas que o paciente tem vindo a sofrer.


As massagens Tui Na atuam no sistema nervoso, reprodutor, digestivo, circulatório, trazendo benefícios aos tecidos cutâneos, à circulação sanguínea, bem como a toda a estrutura óssea. Assim, toda a saúde emocional, mental, e física, do indivíduo acaba por sair privilegiada com esta massagem. Pelo fato deste género de massagens não atuar somente ao nível dos músculos, acaba por ser uma das vertentes mais exploradas e estudadas na China, à qual tantas pessoas recorrem. Na realidade, qualquer pessoa pode usufruir deste género de massagem, quer seja desportista, ou tenha que estar o dia inteiro sentada, com um computador à frente. Em qualquer um dos casos as dores nos músculos e relaxamento são facilmente eliminados com a Tui Na.


Mais do que um conjunto de técnicas manuais, a Tui Na tem por objetivo equilibrar o fluxo de energia do nosso organismo: dar largas ao seu fluir, caso esteja em quantidade reduzida, ‘eliminá-la’, se estiver em excesso, ou tonificá-la, caso esteja enfraquecida. E, é só a partir do equilíbrio da energia que se consegue atingir a saúde plena, em todas as suas vertentes. Estudos recentes comprovaram que esta terapia tem também efeitos muito positivos na recuperação das funções de tendões, ossos e ligamentos, na circulação dos líquidos orgânicos e do sangue.


Possíveis sinais e indícios de um futuro problema, que o seu corpo demonstra, mas que o paciente ainda não vê, podem ser facilmente detectados e eliminados com a massagem Tui Na. Desta forma, esta prática funciona não apenas como um método para aliviar problemas, assim como uma fórmula de prevenção de doenças futuras. A Tui Ná acalma e tranquiliza o corpo e a mente, ajudando eficazmente as pessoas que sofrem de depressão ou de alguma forma de ansiedade. Em suma, a grande vantagem da massagem da Tui Ná é encontrar o embrião do problema e partir para a respectiva cura! A energia, o bem estar e felicidade invadirão o seu corpo após uma massagem de Tui Ná.

A TEORIA DA TUINA


O Nei-Ching descreve as teorias básicas da medicina chinesa, como o yin e o yang, os cinco elementos, os orgãos (zang-fu), os canais de energia, a energia vital (Qi), o sangue (xue) e os líquidos corpóreos, a etiologia, a patologia, os métodos de diagnóstico e as diferentes síndromes, assim como o conhecimento fundamental sobre pontos de acupuntura.




A teoria do yin-yang sustenta que todo fenômeno ou coisa no universo conserva os aspectos opostos: yin e yang, que se encontram em contradição e interdependência .A relação entre yin e yang é a lei universal do mundo material . Ë amplamente usada na medicina tradicional chinesa para explicar a fisiologia e patologia do corpo humano, além de servir como guia de diagnóstico e tratamento no trabalho clínico.




A natureza de uma coisa só existe por comparação do yin e o yang. Sob certas circunstâncias ela pode mudar, pois não é absoluta, é relativa. Desse modo, existem situações em que o yin está dentro do yin, yang dentro do yang, yin dentro de yang e yang dentro de yin.




No desequilíbrio há o predomínio de um deles. Este fator é o que causa as doenças. Por exemplo:


- Aumento do yin consome o yang ou uma debilidade do yang conduz ao domínio do yin, e nesses casos, se origina a síndrome do frio.


- Aumento do yang consome o yin, ou a debilidade ou fraqueza do yin propicia o predomínio do yang, e nesses casos, se origina a síndrome do calor.




Os métodos de tratamento deverão ser dirigidos a corrigir esse desequilíbrio  yin-yang.




Conceito único : o corpo é um todo , e o propósito do tratamento é reajustar o yin e yang , promover a circulação da energia (Qi) e do sangue.




Na medicina tradicional chinesa estão relacionados firmemente os aspectos mentais, emocionais e doenças físicas. Tanto o diagnóstico como o tratamento levam em conta a pessoa global.




Existe uma interdependência entre o homem e a natureza (ambiente natural, clima, condições geográficas); a relação patologia x fisiologia x correlação homem e o meio ambiente são consideradas e classificadas de acordo com os 5 elementos.




Desde aproximadamente 400 A.C., os chineses tem utilizado outro conjunto de conceitos em sua tentativa de compreender o mundo. Trata-se da teoria dos Cinco Elementos (ou Cinco Movimentos) constituído por: Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal. E que são vistos como 5 propriedades inerentes a todas as coisas, e que constituem o mundo material. Determinam o estado de troca e movimento na relação de geração e destruição ou dominância e contra-dominância.



A geração dos 5 elementos estabelece um círculo contínuo em que cada elemento é sempre gerado (filho) e é gerador (mãe). A geração implica controle e inibição mútua, e desse modo há o crescimento porque se opõe mas cooperam entre si. A inter-dominância em excesso é um ataque quando o outro é fraco. Contra-dominância indica atropelo. Ela vai pelo oposto da dominância.

OS BENEFICIOS DA TUI NA


A Tui Na é a massagem "por excelência" da Medicina Chinesa:
Equlibra o fluxo energético do nosso organismo
Beneficia a circulação sanguínea e os tecidos cutâneos
Estimula o funcionamento dos órgãos internos
Contribui para o tratamento de patologias ligadas à estrutura óssea e muscular
Promove o relaxamento físico, mental e emocional



Recebida regularmente, esta massagem estimula e fortalece as defesas do organismo, promovendo a saúde e evitando que a doença se instale.
Opte por um estilo de vida saudável e a par de uma boa alimentação e prática de exercício físico, receba uma massagem pontualmente.


Gil Souza Machado
Massoterapeuta e Quiropraxista

Nenhum comentário:

Postar um comentário