Pesquisar este blog

sábado, 2 de abril de 2011

O QUE É SHIATSU?

O QUE É SHIATSU?


O significado da palavra shiatsu é "pressão  como os dedos", esta técnica é de origem japonesa e baseia-se na pressão não apenas dos dedos mas também dos cotovelos, joelhos e mãos sobre os pontos da acupuntura para trazer de volta o equilíbrio da energia do organismo.
Os praticantes do shiatsu acreditam numa força vital chamada ki que circular por todo organismo através de meridianos interligados entre si por todo o corpo.
Cada meridiano está ligado a um órgão ou função dentro do organismo por onde circula o ki, sendo que cada ki pode ser conectado em certos pontos chamados "pontos de acupuntura" ou como é conhecido em japonês "tsubos".
Todos nós estamos enquadrados na categoria de pessoas "meio saudáveis", já que nem sempre nossas energias estão totalmente equilibradas, daí a utilização do shiatsu como técnica preventiva que vem ajudar o organismo a buscar este equilíbrio através do fluxo da ki dentro dos meridianos.
O shiatsu tem como objetivo tratar a causa do problema e não apenas o problema em si. Como muitas vezes as causas são complexas e uma avaliação da situação física e psicológica do paciente demanda muita experiência e familiarização com o paciente, o ideal é que a técnica do shiatsu seja aplicada ao corpo todo.
Como foi explicado, toda doença é causada pelo excesso ou deficiência da ki.
Mas como saber se o organismo está com excesso ou deficiência da ki, já que não é nada visível?
Bom, com o passar do tempo o profissional aprende a sentir o excesso ou deficiência daki no organismo do paciente através do contato com as diferentes partes do corpo. Portanto, o que conta muito nesta hora é a experiência da pessoa que está aplicando a técnica.
A técnica do shiatsu não utiliza óleo como na massagem comum que conhecemos, além disto dispensa qualquer equipamento especial.
É importante que a pessoa que aplica a técnica do shiatsu esteja vestido confortavelmente com roupas largas e leves assim como o paciente.
O ambiente deve ser aconchegante e arejado, como em qualquer outra técnica de massagem e o piso deve ser acarpetado, já que todo o processo se dará sobre o piso.
A freqüência do shiatsu pode ser diária.

O SHIATSU SENSIBILIZA OS PONTOS ENERGÉTICOS

A  massagem Shiatsu proporciona uma prática de re-educação física e mental através da sensibilização de todos os pontos energéticos do nosso corpo, na busca de uma saúde plena e satisfatória.

A teoria do Yin-Yang, divisão do mundo em duas forças ou princípios
fundamentais, interpreta todos os fenômenos em opostos complementares.
Utilizando as leis de relação entre essas energias procura-se equilibrar
essa dualidade e obter harmonia entre elas.

A fim de obter o re-equilíbrio foram desenvolvidas diferentes técnicas para
eliminar energia em excesso, desbloquear energia estagnada, distribuir energia
harmoniosamente, e absorver maior quantidade e qualidade de energia.

É uma técnica de massagem oriental que percorre os 
fluxos de energia no corpo(meridianos) utilizando dedo (Shi) e a pressão (atsu). O terapeuta utiliza os dedos, as palmas das mãos e os cotovelos para aplicar a pressão.

O  Deslizamento e alongamento é auxiliado por 
óleos vegetais e óleos essenciais.

Os fundamentos do Shiatsu são originários da medicina tradicional chinesa, por isso muitas vezes ele é erroneamente denominado acupressão. Portanto o Shiatsu é uma técnica tonificante que promove a harmonia da energia (ki) no corpo.

Os benefícios são os mais diversos. Ele ajuda a combater: as dores na coluna, os distúrbios gástricos, enxaqueca, tensão pré-menstrual, nervosismo, insônia, irritabilidade, stress entre outros.

É um excelente meio eficaz de cuidar da saúde do corpo e da mente.


Shiatsu é um sistema japonês de fisioterapia, ministrado com os dedos, polegares, cotovelos, joelhos ou pés. Envolve a concentração em pontos de pressão, ou tsubos, com o objetivo de afetar o equilibrio da energia vital, ou ki, nos meridianos.
Pode ser recebido pela pessoa vestida.

  Em uma pessoa saudável, prevalece uma condição de equilibrio, e o ki (energia) flui cotinuamente ao longo dos meridianos, como o combustivel por uma tubulação, alimentando e mantendo todas as partes do corpo. Mas quando o corpo está enfraquecido por um estilo de vida extravagnte, estresse emocional ou lesão, o ki não mais flui de modo contínuo, tornando-se deficiente em algumas áreas e excessivo em outras: passa a existir um estado de doença.
  Quase todos nós estamos enquadrados na categoria de pessoas "meio saudaveis", nossa condição não está completamente equilibrada. Podemos estar sujeitos a resfriados ou desarranjos gástricos, ou podemos ficar tristes e deprimidos. Como prevenção contra a enfermidade, o shiatsu é o remedio caseiro ideal. O shiatsu não envolve uma intervenção drástica nos processos corporais, apenas reequilibra o ki, de modo que o corpo possa curar a si mesmo.

   O importante é ter como objetivo do tratamento tanto os sintomas como sua causa. Tratar apenas a cabeça por causa de uma cefaléia é ignorar não só todo o sistema de sustentação dos meridianos interconectantes, mas também o principio de que o corpo e a mente constituem um todo orgânico indivisivel. Por isso, é mais seguro e eficaz o tratamento de todo o corpo.


COSTAS

  O aspecto mais importante do shiatsu nas costas é que estamos estimulando os nervos espinhais que enervam todos os orgãos internos. Cada Tsubo do Meridiano da Bexiga nas costas influencia diretamente ofornecimento de Ki para outro meridiano. Os pontos na parte mais elevada influenciam os pulmões e coração; os Tsubos no meio das costas afetam os meridianos envolvidos com a digestão( o lado esquerdo relaciona- se com o estômago, e o lado direito com o figado e a vesicula biliar); a area lombar está conectada com os rins e intestinos, grosso e delgado; enquanto o sacro se conecta com a propria bexiga.

QUADRIS

  Os quadris são uma area complexa, por se constituirem no ponto de junção entre a principal massa do corpo e seus meios primários de sustentação e transporte, as pernas. O desequilibrio estrutural nos quadris frequentemente resulta da falta de coordenação entre as pernas e o eixo da coluna vertebral, quando uma perna é mais curta do que a outra, ou quando a coluna vertebral está desviada para um dos lados, o que causa dor lombar ou descomforto na area pelvica. Os impulsos básicos da raiva e da sexualidade tambem são oriundos dos quadris, porque a raiva envolve o reflexo de chutar e bater pés e a sexualidade pressupõe o movimento livre da pelve. A região lombar e as nádegas podem ficar tensas e doloridas, em decorrência da repressão prolongada desses instintos, ou apenas da vida desequilibrada. A aplicação de shiatsu nessa região pode ajudar muito no alivio da dor lombar ou ciatica, tensões, dor menstrual, cistite e todos os tipos de congestão ou dor na pelve. Esse é um procedimento extremamente calmante e relaxante, sobretudo para as mulheres, mais sensíveis à congestão pélvica do que os homens.

OMBROS

  A tensão nos ombros é quase um problema universal. A parte superior está conectada ao Meridiano de Vesicula biliar, relacionando-se à tensão mental. Além de tratar a tensão, alivia resfriados e dores na cabeça, tosses e problema pulmonar. Os pontos inferiores afetam o coração e a circulação, ansiedade, angustia e insônia. As escápulas constituem a terceira área, que cruza o Meridiano do Intestino Delgado, relacionado com a digestão, função ovariana e com a função mental de clareza intuitiva.

CABEÇA E FACE

  Para muitas pessoeas, essa é a parte mais calmante e relaxante do tratamento. dentro de nossas cabeças acumulamos demasiada energia e tensão. O shiatsu aplicado nessa área remove qualquer obstrução e aumenta o aporte do Ki, liberando as tensões e embelezando o paceiro. A massagem nas orelhas beneficia a pessoa em seu todo. Os pontos no alto da cabeça aliviam as cefaléias e a congestão nasal. A massagem ao lado dos olhos acalma as dores na cabeça e os problemas sinusais; a sequência para a têmpora presta-se ao relaxamento geral, e a do nariz até a boca ajuda na congestão nasal e sinusal. Tambem libera a tensão emocional, revelada em torno da boca, e pode ter um efeito profundamente confortante.

BRAÇOS E MÃOS

  É nos braços e mãos que estão localizados importantes meridianos, a seguir relacionados. O primeiro deles é o do coração..
O sistema oriental considera o coração como a casa do espirito, alem de sua função de controlar a circulação sanguinea. Qualquer coisa que tenha a ver com a consciencia, como perturbações mentais, memória fraca ou insônia, esta relacionada ao coração. Outro meridiano é o da Circulação&Sexo, que atua como um tipo de tampão, protegendo o coração do estresse emocional: onde esse meridiano está fraco, o coração esta vulneravel a um ataque. Alem da sua função fisica de digestão, o Meridiano do Intestino Delgado está envolvido com as funções psicológicas da discriminação e da atenção. O meridiano Triplo Aquecedor coordena e equilibra o metabolismo, atuando em três areas - superior, media e inferior do torso, que se corelacionam respectivamente com a circulação e respiração, digestão e eliminação. O Meridiano do Pulmão atua como receptor da energia (Ki) proveniente do ar. O Meridiano do Intestino Grosso ajuda na eliminação em geral do organismo, não só através dos iintestinos, como da pele e dos pulmões. Tambem pode ser útil na congestão nasal.

HARA

  O Shiatsu aplicado ao Hara, ou estômago, também chamado Ampuku, trata e cura doenças. No Hara occorem todos os processos vitais dos sistemas de sustentação do corpo, e é onde pode ser contatada cada uma das funções dos meridianos. O Ampuku pode ser a experiência mais relaxante e confortante imaginável, beneficiando e equilibrando todas as funções fisicas, especialmente as relacionadas aos problemas abdominais e costas.

PERNAS

É nas pernas que se localiza o Meridiano do Figado, importante no tratamento de qualquer problema da parte inferior do abdomen, como hemorroidas, constipação e dores musculares, além datensão emocional, raiva, distúrbios histéricos e psicosomáticos. Também nas pernas estão os meridianos do Baço Pâncreas, envolvido com o processo digestivo, e do Estomago, que transforma os alimentos em energia Ki.


OS BENEFICIOS DO SHIATSU

  • Relaxa a mente e o corpo
  • Restabelece e equilibra a energia
  • Melhora a respiração
  • Melhora a postura
  • Melhora a circulação
  • Melhora o desempenho sexual
  • Melhora o estado hormonal (ameniza os sintomas da menopauza e andropausa)
  • Aumenta o bem-estar
  • Prove descanso fisico e mental


As melhorias produzidas pelo Shiatsu ajudam a elevar o nível de energia do paciente, regulam e fortalecem o funcionamento dos órgãos, fazendo com que haja um maior estímulo das resistências naturais do organismo aos mecanismos desencadeadores das doenças.

   O corpo armazena emoções, sentimentos e reflete nosso estado emocional. Quando tocamos uma área onde a energia está bloqueada, não só chamamos a atenção do paciente para ela, mas ajudamos o bloqueio a se dissolver.

   Essa massagem é muito eficiente na eliminação de dores em geral, tensão emocional, ansiedade, medo, depressão, distúrbios digestivos, bloqueios sexuais, ejaculação precoce, frigidez, impotência, pressão alta, pressão baixa etc.

   Shiatsu é terapia de re-equilíbrio físico e energético. Fortalece o sistema imune e, se praticado constantemente, se torna cuidado médico preventivo.

   A massagem de um modo geral é essencial para o corpo humano.
   Os gregos, persas e chineses praticavam massagem como uma arte espiritual.

   Agora, assim como naquela época, a massagem constitui não só uma terapia poderosa para recuperação de tensão e fadiga, como uma ferramenta poderosa de medicina preventiva, mantendo as pessoas saudáveis.

   A massagem dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e aliviando a congestão ao longo do corpo. A massagem age como um "limpador mecânico" da circulação sanguínea, estimulando e acelerando a eliminação de desperdícios e escombros tóxicos.

   A massagem especialmente aumenta o número de células de sangue vermelhas, em casos de anemia.

   Ela também pode compensar, em parte, por falta de exercício, a contração muscular em pessoas que por causa de doença ou da idade são forçadas a permanecer inativas.

   Nestes casos, a massagem ajuda a devolver sangue venoso ao coração e assim facilita a tensão neste órgão vital.

   A massagem melhora o tônus muscular e ajuda a prevenir a atrofia muscular, que é o resultado da inatividade forçada. A pessoa não precisa estar doente para desfrutar de um tratamento de Shiatsu.

   A massagem ajuda a manter a saúde boa e não tem nenhum efeito colateral prejudicial.


SHIATSU – OS PONTOS MERIDIANOS

Os meridianos são os fluxos de energia vital(ki) no corpo. Os mais bem conhecidos são os 12 meridianos da acupuntura. Os Cinco Elementos(Fogo, Terra, Metal, Agua e Madeira) possuem, cada um, um par de meridians, um yin e o outro yang, exceto para o Fogo, que possui dois pares. Cada meridiano está associado a um orgão ou função psicifisica particular.

   Ao pressionar um ponto situado num meridiano, não estamos apenas estimulando os nervos e tecidos locais mais influenciando tambem o fluxo de ki ao longo de todo meridiano. Se uma area está dolorida demais para ser tocada, trabalhmos em areas subsequentes ao longo dos meridianos que cruzam a area dolorida.

OS TSUBOS – OU PONTOS DE ACUPUNTURA

  Os pontos de acupuntura, ou Tsubos, são lugares no meridiano onde Ki pode ser mais facilmente atingido e manipulado. Foi provado que esses pontos possuem uma resistencia eletrica menor doque as areas circunjacentes. Os tsubos funcionam como amplificadores, passando ki de um ponto par outro.
Kyo Jitsu

  Num meridiano desequilibrado, Ki pode estar deficiente(Kyo) como em excesso(jitsu).Quando um meridiano Kyo e pressionado, o paciente percebe o ato como algo que lhe faz bem, porque estamos fornecendo energia Ki para uma deficiencia. As areas Jitsu estão enrijecidas uo tensas.


O hara

O abdómen, conhecido por hara, é muito importante na cultura
japonesa e na compreensão oriental do Eu. No Ocidente a tendência é
para pensarmos em nos próprios como mente e cérebro, dotados de um
apêndice, que é o corpo. O ponto de vista oriental situa o nosso centro

no hara, com as nossas energias vitais, sede do poder e das faculdades
intuitivas instalados nessa área essencial. Embora digamos que "tivemos
uma sensação nas entranhas" acerca de qualquer coisa, ou que fizemos
"das tripas coração" para fazer qualquer coisa, o conceito japonês de
vida e trabalho com sede no hara é muito mais lato do que algo que se
lhe assemelhe no Ocidente. A maior parte das pessoas conhece os feitos
dos praticantes das artes marciais, que partem uma quantidade de tábuas
de madeira ou atiram ao chão alguém muito pesado. Isso faz‑se usando
o hara como centro de poder, e é fácil ver os efeitos. Mas as capacidades
do hara empregam‑se igualmente noutras artes japonesas: encontrar a
posição ideal de uma flor num arranjo floral ou o momento de dar a
pincelada final num trabalho caligráfico. Utilizar o fiara anda de mãos
dadas com a ideia da procura de perfeição, ou até de iluminação, por
meio de uma prática disciplinada. Não existe qualquer faceta competitiva,
porque se trata de uma via interior e espiritual. Consegue desenvolver‑se 
o uso do hara por meios muito diferentes: meditação, exercício, artes
marciais e, claro, Shiatsu. Servir‑se do poder e sensibilidade do hara
confere aos que praticam Shiatsu a capacidade de ultrapassar a mera
técnica e seguir na direcção de uma cura eficaz e compassiva no sentido
mais amplo do termo. Basearmo‑nos no hara aumenta‑nos a intuição e
a sensibilidade das mãos. Torna‑nos capazes de entrar numa empatia
suficientemente forte com o receptor para sentir o que ele sente,
concedendo‑nos, contudo, o distanciamento necessário para não nos
enredarmos nos seus problemas e sintomas.
No capítulo 6 apresentamos alguns exercícios simples que o ajudarão
a entrar em contacto com o seu hara.




Gil Souza Machado
Massoterapeuta e Quiropraxista

Nenhum comentário:

Postar um comentário