Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011


O QUE É QUIROPRAXIA?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Quiropraxia é uma profissão da saúde que lida com o diagnostico, tratamento e a prevenção das desordens do sistema neuro-músculo-esquelético e dos efeitos destas desordens na saúde em geral. Há uma ênfase em técnicas manuais, incluindo o ajuste e/ou a manipulação articular, com um enfoque particular nas subluxações.
Os conceitos e os princípios que distinguem e diferenciam a filosofia da Quiropraxia de outras profissões de saúde são de grande importância para a maioria dos quiropraxistas e influenciam profundamente a atitude e a abordagem destes em relação à atenção à saúde.
A relação entre a estrutura, particularmente a coluna vertebral e o sistema músculo-esquelético, e a função, especialmente coordenadas pelo sistema nervoso, constitui a essência da Quiropraxia e o seu enfoque para a restauração e preservação da saúde.
Hipoteticamente, conseqüências neurofisiológicas significativas podem ocorrer como resultado de distúrbios funcionais mecânicos da coluna vertebral, descritos pelos quiropraxistas através do termo subluxação ou complexo de subluxação.
O exercício da Quiropraxia enfatiza o tratamento conservador do sistema neuro-músculo-esquelético, sem o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos. Causas e conseqüências biopsicossociais também são fatores significativos na abordagem do paciente.


Embora a manipulação da coluna se remonte aos tempos de Hipócrates e médicos da Grécia antiga, a descoberta da Quiropraxia é atribuída a D.D. Palmer em 1895, com a primeira escola para a formação de quiropraxistas iniciada na cidade de Davenport, estado de Iowa, nos Estados Unidos da América em 1897.

Palmer desenvolveu a Teoria da Quiropraxia e seu método inspirando-se em diversas fontes, incluindo a manipulação médica, “bonesetting” e a osteopatia, como também incorporou aspectos originais desenvolvidos por ele mesmo.
O termo “Quiropraxia”, derivado de duas raízes gregas: Quiro - mãos e Praxis - praticar “praticar com as mãos”, é atribuido a D.D. Palmer e lhe foi dado por um paciente o Reverendo Samuel Weed. 
A Quiropraxia se desenvolveu nos Estados Unidos da América durante um período de reformas significativas na formação médica e no seu exercício profissional. Nesta época havia uma grande variedade de opções de tratamento, tanto dentro da medicina convencional, como entre outras inúmeras abordagens alternativas no cuidado da saúde.


Datas Marcantes:

1895- D.D. Palmer desenvolve o conceito da quiropraxia e começa a praticar em Davenport, Iowa.
1897- A Escola Palmer de Quiropraxia, primeira instituição educacional em Quiropraxia, é fundada.
1905- Minnesota se torna o primeiro estado dos Estados Unidos a reconhecer e licenciar a prática da Quiropraxia. A Louisiana foi o último estado a fazê-lo em 1974.
1923- Alberta se torna a primeira província a licenciar a prática da Quiropraxia no Canadá. Ontário a seguinte em 1925, e New Foundland a última em 1992. 
1933- O “Conselho dos Estados Unidos de Conselhos Estaduais Examinadores da Quiropraxia” é estabelecido, com um mandato para definir padrões unificados para a licenciatura. Renomeado “Federação de Conselhos de Licenciatura da Quiropraxia” em 1974.
1939- O cantão de Zunique, Suíça, se torna a primeira Jurisdição fora da América do Norte, a iniciar a prática da Quiropraxia.
1944- A “Fundação para Educação e Pesquisa em Quirpraxia” é estabelecida e continua sendo a principal agência da profissão para o financiamento de bolsas de estudo para pós-graduação e pesquisa. 
1963- O “Conselho Nacional de Examinadores de Quiropraxia” é estabelecido para promover consistência e reciprocidade entre os conselhos examinadores dos estados. 
1974- O “Conselho dos Estados Unidos de Educação em Quiropraxia” é reconhecido pelo Governo Federal como agência credenciadora para escolas de Quiropraxia. Isso leva ao aparecimento de agências credenciadoras filiadas no Canadá, Europa e Austrália/Nova Zelândia. 
1979- A “Quiropraxia na Nova Zelândia”, o relatório da comissão Neo-Zelandeza de inquérito sobre a Quiropraxia é publicado. Essa foi a primeira comissão governamental judicial, ouvindo evidências sob interrogatórios cruzados, quando examinando pacientes, quiropraxistas, médicos e outros, quanto ao papel da profissão de Quiropraxia. As recomendações da comissão endossam firmemente os serviços da Quiropraxia e pedem a cooperação da Medicina. O relatório tem um tremendo impacto internacional.
1987- Uma decisão final no caso “Wilk versus Associação Médica Americana” é emitida, abrindo o caminho para uma cooperação muito maior entre médicos e quiropraxistas, na educação, pesquisa e prática nos Estados Unidos e internacionalmente. 
1988- A “Federação Mundial de Quiropraxia” é formada. A “FMQ”, cujos membros são associações nacionais de Quiropraxia em mais de 70 países, passa a ter relações oficiais com a “Organização Mundial de Saúde (OMS)” como uma organização não governamental, ou “ONG”, em janeiro de 1997.
1993- O “Relatório Manga” no Canadá, o primeiro relatório comissionado pelo Governo por economistas em saúde para examinar o custo-benefício dos serviços de Quiropraxia, recomenda um papel fundamental para a Quiropraxia no caso de pacientes com dores nas costas, baseado em segurança, custo-benefício e preferência dos pacientes e conclui que isso economizará centenas de milhões de dólares, anualmente, em custos diretos com cuidados à saúde e despesas com o pagamento de empregados incapacitados de trabalharem. 
1994- Painéis de especialistas financiados pelo Governo para desenvolver regras baseadas em evidências para o tratamento de pacientes com dores nas costas nos Estados Unidos (“agência para política de tratamento da saúde e pesquisa”) e no Reino Unido (“Grupo orientados de diretrizes clinicas”) proporcionam os primeiros relatórios afirmando que a manipulação é um tratamento comprovado e preferido para a maioria dos pacientes com dores lombares agudas. 
1996- O Governo dos Estados Unidos inicia um financiamento oficial para uma agenda sistemática de pesquisa em Quiropraxia. Para continuar essa agenda, o “Centro Consorcial para Pesquisa em Quiropraxia” é formado em 1997, composto de Escolas de Quiropraxia, Departamentos Universitários de Pesquisa e Agências do Governo Federal. Tem como sede a Faculdade de Quiropraxia Palmer (Palmer College of Chiropractic) (Quiropraxia Uma Profissão na Área da Saúde, David Chapman-Smith)
NO BRASIL
Década de 20 - Segundo a historiografia, no Brasil a profissão é praticada livre e sem controle.
Década de 80 e 90 - Os primeiros brasileiros formados em faculdades internacionais de quiropraxia reconhecidas chegam ao Brasil e iniciam o processo de estruturação da profissão no pais dentro dos moldes estabelecidos internacionalmente.
1998 - Começo do programa da Feevale, em convenio com a Palmer College, para formar docentes para o programa de graduação, com 32 estudantes.
2000 - Duas faculdades brasileiras iniciaram as primeiras turmas de graduação em quiropraxia com duração de 5 anos, com carga horária de 4.560 horas, autorizadas e reconhecidas pelo MEC no ano 2005.
2001- Inicia na Câmara dos Deputados em Brasília os tramites do Projeto de Lei (4199/2001), que prevê a regulamentação da quiropraxia no Brasil.
2002 - O Código Brasileiro de Ocupações (CBO), na versão atualizada de 2002, traz a classificação do profissional quiropraxista no Brasil (já mencionado na edição de 1994), tendo como base os profissionais que exerciam essa ocupação no Brasil antes da década de 90.
2003 – Criam-se escolas de formação em nível técnico de quiropraxia.
2004 - As faculdades brasileiras de quiropraxia formam os primeiros bacharéis.
2005 - O Brasil conquista o terceiro maior volume de trabalhos apresentados no Congresso da Federação Mundial De Quiropraxia, na Austrália, através dos acadêmicos e quiropraxistas formados nas instituições brasileiras. Este fato foi repetido no ano de 2007, no Congresso da Federação Mundial de Quiropraxia, em Portugal.
2006 - Publicado em português as “Diretrizes da Organização Mundial de Saúde para a Educação e Segurança em Quiropraxia”, editada pela própria OMS, em 2004, para servir de orientação e modelo aos governos dos paises onde a profissão não é regulamentada.

Em 2007

• Quatro quiropraxistas brasileiros fazem parte do Comitê Olímpico para atender os atletas do Brasil no PAN 2007, juntamente com os quiropraxistas que compõem as delegações de outros países;
• Dois quiropraxistas brasileiros compõem o Departamento de Clínica da Dor do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia, em Salvador;
• É aprovado o plano piloto para inserção da quiropraxia na rede pública de saúde, em um município do Rio Grande do Sul, para 2008;
• O Projeto de Lei 4199/2001 que prevê a regulamentação da quiropraxia no Brasil, a exemplo que acontece no restante do mundo, de acordo com as recomendações da OMS, por já ter tramitado por todas as comissões de mérito, encontra-se pronto pauta do Plenário da Câmara dos Deputados em Brasília;
• Com 260 quiropraxistas formados no Brasil, reconhecidos pelo Ministério da Educação e pela Federação Mundial de Quiropraxia e 710 acadêmicos em curso, a ABQ completa seus 15 anos sob o alicerce de um novo horizonte para a quiropraxia no país.
O que é subluxação?
A Subluxação é um termo quiropratico usado para descrever o conjunto de sinais e sintomas decorrentes de desalinhamentos vertebrais ou articulares. O complexo de subluxação é uma disfunção biomecânica da coluna, que altera a função neurológica que pode resultar em desordem neuro-musculo-esquelética e viscerais.
Quiropraxia
Palavra derivada do grego: quiro - mão, praxis - praticar, a Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção dos problemas do sistema neuro-músculo-esquelético. Diferentes formas de terapias manuais estão entre os principais recursos utilizados pelos quiropraxistas, em especial a manipulação ou ajustamento articular.
Origem

Fundada em 1895, nos Estados Unidos, a Quiropraxia encontra-se hoje estabelecida em mais de 70 países, todos eles com Associações Nacionais de Quiropraxia legalmente reconhecidas como membros da Federação Mundial de Quiropraxia (World Federation of Chiropractic). A Federação Mundial de Quiropraxia, por sua vez, representa a profissão internacionalmente e mantém relações oficiais com a Organização Mundial da Saúde. 
Atualmente, há aproximadamente 70.000 Doutores em Quiropraxia (DC) nos Estados Unidos, 6.000 no Canadá e 9.000 em outros países.

Quem procura a um quiropraxista?
São pacientes que apresentão os seguintes sintomas ou patologias:

- Dor de cabeça
- Hérnias de discos
- Dores na coluna vertebral
- Dores nas pernas
- Dores nos ombros
- Formigamento e dores nas mãos 
- Ciática, etc

Como é feito o tratamento?

Através de uma entrevista, exame clinica minuciosa e utilizando alguns critérios especiais ( análise radiográfico, instrumentação, palpação ,etc.) o profissional diagnostica a subluxação ( vértebra desalinhada que comprime um nervo). Após essa análise o profissional está apto para efetuar o procedimento.
Procedimento: O paciente deita em cima de uma maça para que sejam efetuadas as manobras manuais executadas pelo terapeuta.
O profissional realiza manobras com as mãos no local da fixação articular chamado de ajuste, o que devolve o alinhamento ósseo ao segmento articular desalinhado, permitindo uma movimentação correta, aliviando a dor e retirando assim a compressão sobre os nervos.

Causa dor?
O ajuste vertebral não causa dor, atua preventivamente, de fácil aplicação, sem risco algum e indicado para qualquer pessoa, independentemente da idade ou estado físico.
Quanto tempo dura um tratamento?
Inicialmente os pacientes são tratados de uma a duas vezes por semana, conforme o caso (cada paciente é diferente), a média é de 3 a 6 visitas.
QUIROPRAXIA INDICAÇÕES E CONTRA-INDICAÇÕES
O tratamento com Quiropraxia pode ser aplicado para quaisquer alterações ditas “funcionais” que afetam o sistema neuro-músculo-esquélético, sendo indicado para qualquer faixa etária, até mesmo as gestantes. Os principais acometimentos tratados pela Quiropraxia são:
• Dores na coluna vertebral;
• Dores da cabeça;
• Hérnia de disco;
• Dor ciática;
• Dores no pescoço;
• Dores e tensão muscular;
• Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo;
• Desvios de postura (lordose, cifose e escoliose);
• Restrições às movimentações;
• DORT / LER;
• Entre outros.
A dor de cabeça pode ser provocada por subluxações na coluna cervical, que causam bloqueios nos nervos que saem por entre as vértebras, interferindo nos impulsos nervosos e causando dor na nuca, posteriormente irradiada para a cabeça. Esse tipo de dor pode ser tratada pela Quiropraxia, a qual se dedica a tratar a raiz do problema, eliminando a dor e sem usar qualquer tipo de medicamento, uma vez que estes apenas acabam com a dor temporariamente, sem trabalhar a causa e ainda podendo provocar problemas no estômago, no fígado, entre outros órgãos.
Como todo método terapêutico, os tratamentos realizados por quiropraxistas têm contra-indicações precisas, mas quando realizado por profissionais qualificados, os riscos são extremamente reduzidos uma vez que eles realizam testes neurológicos e ortopédicos para saber se é possível realizar a manipulação.
PESQUISAS CIENTÍFICAS QUE FAVORECEM A QUIROPRAXIA
Existem centenas de pesquisas que relatam o tratamento de Quiropraxia como uma das formas mais seguras para acometimentos articulares, especialmente da coluna vertebral.
Lombalgia: Um estudo publicado no British Medical Journal, concluiu que “para pacientes com dor na coluna lombar, para os quais não haja contra-indicação quanto à manipulação articular, a Quiropraxia praticamente garante benefícios compensadores e de longa duração, em comparação aos tratamentos hospitalares ambulatoriais oferecidos a pacientes”.
Cervicalgia: Médicos e Quiropraxistas da Corporação RAND e de várias outras instituições acadêmicas, realizaram uma revisão de literatura sobre os tratamentos para dor cervical. Os autores concluíram que a manipulação articular é mais eficaz de que a mobilização ou tratamento fisioterápico de alguns casos de dor cervical subaguda ou crônica e perceberam que “todos os três tratamentos são provavelmente superiores ao tratamento médico”.
Dor de Cabeça: Boline e Cols conduziram um estudo, no ano de 1995, comparando a manipulação articular da coluna com a medicação para dor (amitriptilina) no tratamento de cefaléia tensional. Os autores concluíram que os analgésicos tem eficácia de curta duração e apresentam efeitos colaterais, enquanto “quatro semanas após a conclusão da intervenção, o grupo que sofreu manipulação da coluna demonstrou redução de 32% na intensidade da dor de cabeça, 30% no uso do medicamento simples, e 16% de melhora funcional da saúde, como um todo. O grupo que recebeu a terapia por amitriptilina não demonstrou melhora alguma, tendo apresentado, inclusive, uma piora sutil”.

SATISFAÇÃO COM O TRATAMENTO QUIROPRÁTICO
Um estudo de 1998 relatou que a Quiropraxia é o tratamento não médico mais freqüentemente usado nos EUA e proporciona alta satisfação aos seus usuários: “Praticamente todos os pacientes tratados por um quiropraxista declaram-se satisfeito com o seu tratamento; três quartos (73%) declaram-se ‘muito satisfeito’ e 23% declaram-se ‘razoavelmente satisfeito’“.

OS BENEFÍCIOS DO TRATAMENTO QUIROPRÁTICO

São muitos os benefícios da quiropraxia. Se você está pensando em procurar este tipo de tratamento, existem muitas razões pelas quais ele pode e deve ser feito. Aqueles que se encontram com problemas com seu corpo, muitas vezes não percebem que a quiropraxia pode aliviar esses problemas, muitas vezes, quando outras opções de medicamentos não. Muitas vezes, é necessário procurar a ajuda de um quiroprático se a franquia será encontrado.

O que eles podem fazer por mim?

Há muitos benefícios físicos para o tratamento quiroprático. Aqui são apenas algumas das coisas que pode ser feito melhor em sua vida através da quiropraxia.
Diminuiu artrite e dor nas articulações que têm artrite. Reduções dor de todas as áreas do corpo, virtualmente. · Redução da dor nas costas, pernas, pés e joelhos, através do alívio da coluna vertebral · Pressão menos rigidez nas áreas que são tratadas · Menos espasmos musculares em toda a região · Você será capaz de se mover mais e mais, se você estava restrito a começar. · Escala de movimento vai aumentar. · Você tem uma
melhor coordenação de tomar esse passo para que jogando beisebol. · Você tem a estima aumentada de energia, eu e você se sentir melhor só a nível global
Há benefícios adicionais do tratamento quiroprático também. Ao realinhar o corpo como deveria ser, você aliviar a pressão durante todo ele. Isso geralmente permite que o seu corpo para começar a curar como deve novamente. Por exemplo, pode ajudar a curar suas articulações, seus tecidos e curar suas dores de sair.
Algum alívio através quiropraxia é realmente imediato. Muitas vezes, quando se deita sobre uma mesa de quiropraxia eo médico trabalha sua mágica você terá se sentindo melhor. Isto é devido ao fato de que o médico tem a capacidade de realinhar articulações e membros que não são agora. Isso significa que quando ele as coloca de volta no lugar que ele pode e ele vai lhe proporcionar um grande alívio imediato.
Outras vezes, um tratamento de quiropraxia pode deixá-lo um pouco dolorido e dor. Isto é devido à mesma razão. Considere o fato de que seu corpo está fora de linha há muito tempo que ele vai se sentir diferente e isso pode doer um pouco para corrigi-lo. Embora o seu médico vai lhe dizer o que esperar do tratamento de quiropraxia, é uma certeza que os benefícios são prováveis ​​se você precisar deles.
Idealmente, todos deveriam procurar um médico para este tipo de tratamento. No entanto, isso nem sempre é o caso. Os benefícios da quiropraxia deve empurrar mais pessoas para fazê-lo porque ele pode ser tão benéfico para a esmagadora maioria do seu corpo e sua mente o bem-estar.



Gil Souza Machado
Terapeuta Quiropraxista e Massoterapaeuta

Um comentário:

  1. gostaria de fazer um curso, acredito me identificar com a quiropraxia, o que faço?

    ResponderExcluir